Antônio Luís Cantareli ( Além Paraíba, 26 de Setembro de 1953 - ) é um ex-goleiro revelado na Gávea e que atuou na era mais vitoriosa do Clube de Regatas do Flamengo e que atualmente desempenha a função de preparador de goleiros no clube.
Apontado por muitos como um dos maiores goleiros da história recente do Flamengo, ao lado de Raul Plasman, Cantareli ou Cantarele tem certemante um currículo e serviços prestados pelo Mais Querido do Brasil que dispensam quaisquer apresentações.
Iniciou a carreira profissional na Gávea quando tinha apenas 20 anos de idade, mais precisamente no ano de 1973. Naquela ocasião, era o substituto imediato de Ubirajara Mota, que por sua vez, substituia o também inesquecível e chará goleiro Ubirajara Alcântara. Um ano após a sua estréia, em função da sua notável destreza e da já então avançada idade de Ubirajara Mota, Cantareli assumiu com 21 anos incompletos a titularidade da meta rubro-negra.
Contemporâneo de Zico, o ex-goleiro assistiu a uma verdadeira escalada do Flamengo comandado pelo Galinho rumo ao topo do mundo. Foi titular absoluto do Mais Querido do Brasil até o ínicio da década de 80, quando Raul Plasman com brilhantismo assumiu a titularidade e fez de Cantareli um reserva de luxo.
Reserva ou titular, o fato é que Cantarelli fez parte dos elencos vitoriosos do Flamengo nos Brasileiros de 1980, 1982, 1983 e 1987 e também no Mundial de 1981 e na Libertadores de 1981.
Dedicou sua carreira profissional praticamente em completude ao Flamengo, desligando-se do clube apenas em 1983 para uma temporada no time pernambucano do Náutico e retornando já no ano seguinte para a Gávea, onde enncerraria a carreira no ano de 1990. Ainda atuando como goleiro, pode-se registrar uma única passagem de Cantareli pela Seleção Brasileira, em amistoso realizado no Maracanã, ocasião em que o Brasil venceu o selecionado do Resto do Mundo por 2 a 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário